sábado, 20 de novembro de 2010

Os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educacão Fisica e sua Utilizacão no Fundamental

O objetivo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física é de auxiliar o professor na execução de seu trabalho, compartilhando seu esforço diário de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel na sociedade. Isto só será possível se for oferecido à criança brasileira plena acesso aos recursos culturais relevantes para a conquista de sua cidadania.

Esses recursos incluem tanto os domínios do saber tradicionalmente presentes no trabalho escolar quanto às preocupações contemporâneas com o meio ambiente, com a saúde, com a sexualidade e com as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e a solidariedade.

O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esporte, lutas, ginástica e danças com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário